quinta-feira , outubro 18 2018
Home / Banner / Alunos do curso de medicina veterinária apresentam palestra sobre Tuberculose em Catulés

Alunos do curso de medicina veterinária apresentam palestra sobre Tuberculose em Catulés

Os alunos do 7º período do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas –UNIPAM , Adriele B. Almeida, Natiele T. Vargas, Amanda Amaral, LOrrane Cristina, Pedro Antônio ,Vitor Ribeiro apresentaram no dia 13 de junho  o “projeto integrador”( TUBERCULOSE E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS)sobre orientação do professor Flávio  Almeida.

O projeto foi apresentado no salão de Catules distrito de Serra do Salitre-MG  a reunião promovida pela Coordenadora do departamento de Organização de Quadro Social (OQS), da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (Carpec), Cláudia Ramos e com a presença do Veterinário Marcos.

A tuberculose é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Mycobacterium que acomete ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis (M. bovis) e é responsável por perdas econômicas significativas além de constituir uma das mais importantes zoonoses de relevância para a saúde pública. 

A principal via de transmissão do agente é a aérea, sendo a inalação de aerossóis a mais comum. O contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados também constituem possíveis vias de transmissão, esta última especialmente importante quando consideramos a infecção de animais jovens. O teste mais utilizado para o diagnóstico in vivo da tuberculose é a tuberculinização, que pode ser basicamente de três formas: caudal, cervical simples ou cervical comparada. É importante observar que estes testes somente podem ser realizados por Médico Veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura (MA).

Depois que apresentaram o veterinário Marcos da MSD saúde animal apresentou sobre as vantagens de se utilizar o Boostin na produção do gado de leiteiro.

FONTE: Centro Universitário de Patos de Minas –UNIPAM

Sair Clenio Cesar

Check Also

Governo Mineiro deve 40 milhões de reais para a prefeitura de Patos de Minas

A Prefeitura de Patos de Minas recebeu relatório atualizado sobre o montante da dívida do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *