Antes da campanha: postos de saúde em Patos de Minas oferecem vacina contra o sarampo

0
20
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

A determinação é do Ministério da Saúde, para que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tenha início no primeiro fim de semana de outubro. A imunização ocorrerá em duas etapas, que terão como foco os grupos mais acometidos pela doença, objetivando interromper a circulação do vírus. Em Patos de Minas, as doses estão disponíveis nos postos, antes mesmo do início da campanha.

Segundo a gerente de epidemiologia do município, Elizaine Bicalho, a primeira etapa será do dia 7 até 25 de outubro, quando deverão ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade não vacinadas. O Dia D de Mobilização acontecerá no dia 19 do mesmo mês. A segunda fase da vacinação, ocorrerá de 18 a 11 de novembro, mas com foco na faixa etária entre 20 e 29 anos, com o Dia D previsto para o dia 30.

Elizaine Bicalho lembra a população patense que todas as unidades estão abastecidas com as vacinas, mesmo antes do início da campanha. “Se não tem a comprovação da imunização com o cartão, em caso de dúvida, a melhor opção é se vacinar”, destacou a gerente de epidemiologia.

Ainda segundo Elizaine, Patos de Minas não tem casos confirmados da doença. As notificações registradas até agora, foram investigadas e deram resultado negativo. No entanto, a proximidade da doença, que ocorre em outros municípios, com o vírus circulante no Estado, justifica a prevenção.