Centro Educacional N. S. da Aparecida comemora Dia da Árvore com plantio de mudas em praça

0
37

DSC_0536

Em alusão ao Dia da Árvore comemorado nesta segunda- feira, 21 de setembro, os alunos do Centro Educacional Infantil Nossa Senhora da Aparecida em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizaram o plantio de 16 mudas na Praça da Igreja do Rosário, na tarde desta terça-feira (22).  A ação de conscientização para a preservação do meio ambiente tem sido trabalhada com os alunos através do Projeto Meio Ambiente e Reciclagem.

A coordenadora e diretora do Centro Educação Infantil Nossa Senhora da Aparecida, Rosa Fernandes Braga, contou que hoje a creche atende 43 alunos entre 2 a 4 anos e que a escolha do local para o plantio das mudas foi porque a Praça faz parte da rotina dos alunos. “Desde pequenos os alunos podem aprender a preservar o meio ambiente e a cultivar aquilo que temos de melhor”, comentou.

DSC_0478
Houve algumas tentativas de cultivar árvores na Praça Nossa Senhora do Rosário, mas vândalos destroem as mudas em poucos dias.

O servidor municipal Antônio Lacerda de Oliveira, de 68 anos, comentou que neste mesmo ano, realizou o plantio de 18 mudas na mesma praça, mas que vândalos acabaram danificando as mudas e em menos de 15 dias não havia mais nenhuma. Ele comentou ainda que a tentativa do cultivo de árvores tem sido cada vez mais difícil e frustrante na cidade, principalmente nas praças.

O plantio realizado na praça nesta terça-feira (22) foram de 16 mudas, das espécies aroeira salsa e de murta e foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente, que distribui gratuitamente à população de Lagoa Formosa e região mudas de várias espécies de árvores. Agora com o plantio, as crianças realizarão uma rotina semanal de cuidados da mudas.

 “Lagoa Formosa tem que ser formosa em todos os sentidos, formosa em plantas e para o nosso bem viver. Sempre que viemos aqui na praça, ficamos debaixo do sol, esperamos que os alunos do futuro possam aproveitar a sombra destas árvores. Fazemos um apelo para que a população lagoense ajude nossas crianças a criar esse espírito de cuidar, para que as árvores não sejam cortadas e as praças não sejam destruídas”, comentou a supervisora Vânia Moreira da Sílvia.

A secretária de Meio Ambiente, Luciana Magalhães, considera a ação da creche um exemplo de cidadania e de responsabilidade ambiental. “Além da iniciativa do plantio, a creche se comprometeu a molhar e a cuidar das plantas. Lagoa Formosa precisa de mais ações como esta, porque a cidade precisa de mais árvores! A sensação térmica em uma cidade arborizada é bem melhor! Nosso dia à dia se torna um pouco mais fresco e contribuição ambiental é de extrema importância. O cidadão que se interessar em plantar uma árvore própria para a zona urbana, basta entrar em contato pelo telefone 3824 2768 e realizar o seu cadastro. Nossos servidores municipais terão prazer em plantar a árvore de sua escolha sem nenhum custo”, comentou

VOCÊ SABIA?

A Secretaria de Meio Ambiente Municipal, através do Projeto Lagoa Verde, distribui milhares de mudas gratuitamente no município e na região. É possível realizar a retirada de até 10 mudas por pessoa, após realizar cadastro do CPF, junto a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo de Lagoa Formosa, localizada na Rua Américo Mundim Avelar, no Distrito Industrial.