sábado , fevereiro 23 2019
Home / Banner / Hemocentro de Patos de Minas convoca doadores do tipo “O negativo”

Hemocentro de Patos de Minas convoca doadores do tipo “O negativo”

O Hemocentro de Patos de Minas está com estoque de sangue tipo “O negativo” praticamente zerado. Por se tratar de um dos tipos mais raros, a entidade iniciou o processo de convocação dos doadores já cadastrados no sistema, mas pedem que toda a população – mesmo os que nunca doaram – compareça a unidade e façam a doação. “Esse tipo é difícil de encontrar e já iniciamos o contato com os nossos doadores cadastrados, mas é muito importante que todos venham e façam a sua doação. O estoque, de todos os tipos, precisa ser renovado”, explica a servidora da fundação.

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar;
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

TEXTO E FOTOS: CLUBE NOTÍCIAS.

Sair Clenio Cesar

Check Also

Motorista percebe eucalipto desabando, tenta diminuir, mas acaba atingido na entrada do Carmo

Os eucaliptos da entrada de Carmo do Paranaíba por pouco não fizeram uma vítima na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *