Quatro mil doses de vacina contra sarampo são distribuídas em Patos de Minas

0
24

Após o surto de sarampo em alguns estados brasileiros, o Ministério da Saúde reforçou a vacinação em todo o país. As secretarias de saúde de todos os estados começaram a receber esta semana as doses extras da vacina tríplice viral, para garantir a imunização extra contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,6 milhão de doses estão sendo distribuídas. Desse total, 960 mil e 907 doses foram enviadas para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo. O estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos e registra uma morte pela doença este ano, recebeu o maior número de doses (56%).

Mesmo sem o registro de casos, em Patos de Minas a procura pela vacina aumentou. Todos os postos de saúde da cidade estão oferecendo a tríplice viral. Só no mês de agosto foram 4 mil doses distribuídas. E o estoque também  será reforçado no município. A vacina também protege contra rubéola e caxumba.

O Brasil teve 2.331 casos de sarampo confirmados nos últimos três meses. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 8,9 milhões de mineiros estão vulneráveis à doença porque não tomaram as duas doses necessárias para a proteção contra o sarampo. Quatro casos da doença já foram confirmados este ano no estado.

TEXTO E FOTO: PATOS JÁ