Vacinas DTP e pentavalente devem ser disponibilizadas a partir desta quinta-feira em Patos de Minas

0
124

A oferta irregular das vacinas teve início no segundo semestre do ano passado por causa de problemas com os fornecedores, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, que começou a retomar a distribuição das doses aos estados na semana passada. A vigilância epidemiológica de Patos de Minas informou que nos próximos dias, os postos do município devem ser abastecidos.

A gerente de epidemiologia, Elizaine Bicalho, confirmou que está previsto para quinta-feira (16), a reposição das doses das vacinas DTP e Pentavalente nas unidades de saúde. As imunizações garantem proteção contra: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

De acordo com o Ministério da Saúde, em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e em análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mercado mundial.

TEXTO E FOTO:PATOS JA.